Uma dúvida frequente que eu recebo é sobre a primeira consulta ao odontopediatra. Muita gente não sabe bem quando deve levar seu filho ao dentista pela primeira vez. Nesse artigo vamos conversar um pouquinho mais sobre isso.
Desde a gestação o bebê já pode e deve ser acompanhado pelo Odontopediatra. Quando isso não for possível, já nos primeiros dias de vida pode-se realizar a primeira consulta para avaliação do desenvolvimento de estruturas faciais e bucais.
“ Caso os pais optem por aguardar e levar a criança ao dentista um pouco mais tarde, o ideal é que seja realizado ainda antes do primeiro ano de vida, pois diversos estudos nos mostram que crianças que fazem a primeira consulta ao Odontopediatra antes de ter o primeiro dente em boca, reduzem em até 95% a prevalência de desenvolver a doença cárie até os 3 anos de vida.”
Primeira consulta ao Odontopediatra – O que esperar
Na primeira consulta o Odontopediatra realiza uma série de observações, entre elas:
- Avaliação de freios linguais
- Dentes natais e neonatais
- Orientação sobre amamentação
- Bicos artificiais (mamadeiras/ chupetas)
- Uso de copos para o recém-nascido
- Higienização da cavidade oral
Nesta primeira consulta os pais ainda recebem instruções de como aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes, uso de dedeiras de borracha, escovas e pastas dentais, podem tirar dúvidas sobre cronologia de desenvolvimento e erupção dentária, uso do flúor e sua importância, uso de fio dental, selantes, como realizar de maneira correta e efetiva a limpeza dos dentes e gengivas… e muito mais!
Benefícios da primeira consulta precoce
Hoje em dia a odontologia para bebês de 0 a 3 anos é mais do que uma realidade, é imprescindível para a promoção e manutenção de uma vida saudável.
Inúmeros são os benefícios na vida da criança que vai cedo ao Odontopediatra.
Podemos destacar:
- Melhor cooperação com o tratamento
- Redução do medo de dentista
- Incorporação de bons hábitos na rotina
- Evitar gastos futuros com tratamentos mais complexos
- Aumento da qualidade de vida
No Brasil cerca de 59,4% das crianças até 5 anos de idade já apresentam cáries precoce da primeira infância, e por isso, quando chegam ao consultório, geralmente já apresentam um quadro de dor.
Essa dor, está associada a falta de apetite e perda de peso. Ainda, essa infecção causada pela cárie, quando atinge a polpa dentária, necessita de tratamentos de emergência como canal, drenagem de abcessos de origem dentária ou até mesmo a extração precoce do dente de leite.
Essa condição acaba associando o dentista a um ambiente muito desconfortável e pode gerar traumas na criança.
E como foi a sua experiência com seu Odontopediatra? Por acaso teve algum problema que poderia ter sido identificados com antecedência em seu filho? Conte-nos nos comentários abaixo e colabore com o bem-estar de muitos outros pais e crianças.
Dra. Mariana R. Zenni
Odontopediatra
CRO 26.219